A Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21, decorre de um acidente genético, no par de cromossomos 21, há 3, por isso a data, 21/3. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 a 1000 nascimentos.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal, geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento. Segundo o censo realizado em 2000 pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem no Brasil 300 mil potadores da síndrome de Down. Apesar da pessoa ter síndrome de Down, vivem uma vida cotidiana, assim como outras pessoas, estudam, casam, trabalham e tem vida produtiva. Grande abraço a todos!
Caros amigos, eu acredito que somente através da fisioterapia possa haver reabilitação e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Eu sou hemiparético, sem movimento de algumas partes do lado esquerdo, como mão, punho, tornozelo e pé. A rotina de exercícios é constante, a reabilitação é árdua e lenta, acima de tudo há que haver perseverança. Com a fisioterapia, sinto não só a volta dos movimentos, mas o ganho de força. Por sorte minha, sempre gostei de exercícios, desde adolescente frequentava academia de ginástica. Atualmente me exercito, me reabilito, busco melhorias na minha vida no IBRM - Instituto Brasileiro de Reeducação Motora, cada sessão saio com mais força e feliz! Grande prazer de poder compartilhar minha felicidade. Grande abraço a todos!