Assim como o corpo necessita de exercícios para manter-se saudável, em forma, nosso cérebro também precisa de exercícios para manter-se em forma.
Ter o cérebro em forma, é ter rapidez de raciocínio e boa memória, segundo os neurologistas a partir de 40 anos o cérebro começa a perder sua plenitude, pela própria idade, como acontece com todo o corpo, o envelhecimento, por isso a razão de exercitá-lo.
O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro ¨Mantenha seu Cérebro Vivo¨, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.
A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida.
É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.
A ginástica cerebral consiste em estimulação através dos sentidos, também com o uso de variados jogos, xadrez, palavras cruzadas, jogo de memória.
Mas ninguém precisa se matar em fazer palavras cruzadas ou jogos.
A quebra da rotina é um excelente exercício cerebral, tentar utilizar a mão contrária ao habitual, tomar banho com os olhos fechados, caminhar de costas, esse eu pratico direto, sinto resultados, entre tantos outros exercícios.
A neuróbica possibilita a PLASTICIDADE CEREBRAL, capacidade que o cérebro tem de remodelar-se, estabelecendo novas conexões perdidas por algum trauma, abordarei esse tema em uma próxima postagem.
A neuróbica ainda é pouco conhecida, mas já há disponível na rede farto material com inúmeros exercícios.
Grande abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário