Arte e informações sobre direitos,trabalho, educação,interesses e reabilitação aos deficientes físicos.
domingo, 19 de maio de 2013
Descobrindo as Cores
Desde criança eu tinha interesse pelas cores, na escola em uma aula de arte, quando eu descobri que a mistura de cores primárias nasciam novas cores, fiquei encantado!
O amarelo, o azul e o vermelho são cores primárias, ou seja, elas são puras, sem mistura, são cores bases para outras cores.
Me lembro como se fosse hoje, eu rabiscava com hidrocor azul, por cima coloria de amarelo, como em um passe de mágica, ficava verde! que máximo!
Nesse momento eu descobri as cores secundárias, o verde, o laranja e o roxo, cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias, as cores terciárias são resultantes da mistura de cores primárias com secundárias.
O preto o branco e o cinza, em todas as suas tonalidades, claras ou escuras formam as cores neutras.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz.
Depois de muitos anos, eu volto a pesquisa de estudo da teoria das cores, contrastantes, harmonia cromática e temperatura.
Uma descoberta que eu fiz, todas as cores tem um número de referência internacional.
Depois de revolucionar o mercado de cores ao desenvolver, na década de 60, uma classificação de tonalidades que utiliza um sistema numérico, a Pantone tornou-se reconhecida internacionalmente, autoridade para a indústria gráfica, a empresa padronizou a descrição de cada cor com uma escala, a escala Pantone de Cores.
Imagino que as cores independente de serem quentes ou secundárias, primárias ou frias, cor é vida!
Grande abraço a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário