Arte e informações sobre direitos,trabalho, educação,interesses e reabilitação aos deficientes físicos.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Direito ao Trabalho
Toda e qualquer pessoa tem direito ao trabalho, inclusive os portadores de deficiência física, muitos excluídos do mercado de trabalho por diversos motivos, baixo grau de escolaridade, temos como exemplo o cego, nem todos têm oportunidades e condições de serem alfabetizados, neste caso pelo sistema Braille. Outra lacuna é a inexistência de escolas preparadas para receber um aluno com déficit de aprendizagem.
Problemas de saúde/locomoção, ambientes de trabalho não adaptados e inacessíveis ou até mesmo o preconceito do próprio empregador, que também pode ser uma barreira.
Por isso a existência da lei de cotas para deficientes físicos em empresas privadas, onde obriga o empregador a contratar deficientes físicos, o número de contratações varia conforme o tamanho da empresa.
Mas porque a necessidade da lei?
Por que a verdade é que a sociedade têm os olhos fechados para o deficiente físico, fecham as portas, sem no mínimo ver a capacidade do deficiente.
Aqui na cidade do Rio de Janeiro, eu vejo muitos cobradores de ônibus com deficiência, sinal que estão cumprindo a lei, logo também imagino haverem fiscalizações, as leis devem existir fora dos papeis.
A convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, no artigo 27, que trata sobre o trabalho diz, todos devem ter igualdade de direitos e oportunidades, mesmo que seja necessária uma modificação na legislação.
Visitem www.selursocial.org.br/convencao.html
Grande abraço a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário