segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mandalas.

Mandala é a palavra em Sânscrito que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o universo e o homem.
Uma mandala representa, um disco solar ou lunar.
É impossível dizer o que inspirou a criação da primeira mandala, acredito que para fazer um calendário, mas é certo que encontramos mandalas já nos primórdios da evolução humana, pois há desenhos de mandalas em pinturas rupestres, ainda que bastante simplificadas.  
Ao analisar uma mandala, encontramos alguns elementos comuns a todas, a forma circular é uma regra,  o ponto central é outro elemento sempre presente.
No interior da mandala há um ponto central, que representa a essência da mandala.
Os outros elementos em geral parecem estar em ligação com esse elemento , o centro é a base da criação, fonte da existência de tudo, Deus.
Esse ponto central de criação, nas minhas mandalas eu represento como o sol... um ponto central com muita luz.
A vibração de uma mandala não está só ligada às suas formas e estrutura numérica. Essa emanação vibracional tem muito a ver com as cores usadas, pois desenho e cor são inseparáveis numa mandala.
As minhas mandalas representam momentos vividos por mim, como esta, Mandala Renovação.
Agora estou vivendo o processo de criação de uma mandala que me parece ser especial, minha ideia é fazer esse ponto central, como o sol...criar a imagem do maior astro com muita luz, fazer  um circulo com os 12 signos do zodíaco, desenhados de forma geométrica estilizada única para cada signo, também usarei as cores correspondentes a cada um, todos estarão nesta imagem, Mandala Universal, aguardem.



Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário