sábado, 21 de janeiro de 2012

Deficiência Cognitiva.



A deficiência cognitiva é o comprometimento das funções cerebrais, como por exemplo dificuldades para executar as atividades diárias, dificuldades na visão, na memória e na orientação no espaço e no tempo. A pessoa comprometida por um déficit cognitivo também apresenta dificuldade para aprender, pois o raciocínio está prejudicado.
As vítimas de AVC (acidente vascular cerebral), síndrome de Down, síndrome de Rett, traumatismos cranianos e até meningites podem apresentar algum grau de deficiência cognitiva.
A fisioterapia é muito importante para o tratamento desse indivíduo, pois com os exercícios conseguimos estimular vários sentidos ao mesmo tempo, trabalhando a sensibilidade, através da estimulação tátil, a coordenação motora, facilitando a execução das atividades de vida diária, melhorando também o tônus muscular.
O tratamento desse paciente visa a melhora do aspecto cognitivo, para que ele consiga entender melhor o que será pedido futuramente para a reabilitação de uma função perdida.
Vale ressaltar que o trabalho da reabilitação cognitiva inclui também o terapeuta ocupacional, o fonoaudiólogo, o psicólogo além do neurologista e do fisioterapeuta. Uma equipe multidisciplinar trará um melhor tratamento para o indivíduo comprometido.
O trabalho de fisioterapia motora é de grande importância para reabilitação de deficiência mental, porque ela engloba a estimulação tátil, esterogonisia, coordenação viso motora inibição de padrões de posturas patológicas, adequação do tônus muscular, com a finalidade de levar a uma determinada função, especialmente as que são relacionadas às atividades de vida diária e também a atingir fases motoras, que se encontra em atraso.
Artigo pela Dra.Rackel Monte.


Grande abraço a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário