terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasil Vitorioso em Guadalajara.


Pela primeira vez, a delegação brasileira se sagrou vencedora do quadro de medalhas de uma edição de Jogos Parapan-Americanos disputados fora de casa. No Rio de Janeiro, em 2007, o predomínio foi motivado pelo fato de ter sido país sede.
Em Guadalajara, as 197 medalhas garantidas mostram ao povo e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, a garra de nossos atletas.
¨Cumprimos a nossa missão em Guadalajara", anunciou o presidente do CPB, Andrew Parsons. Ele usou alguns dados para exaltar a participação brasileira: 104 vagas para as Paraolimpíadas de Londres foram garantidas no México, enquanto que no Rio de Janeiro esse número era apenas de 80. Das 13 modalidades disputadas, brasileiros conseguiram subir ao pódio em 12 delas, conquistando ouro em nove.
Parabéns aos atletas brasileiros, com garra, determinação e sobre tudo, espírito de competição, brilharam nos pódios!!
Parabéns!!!
Abraço a todos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Para que todos possam exercer a plenitude da cidadania


A televisão é um enorme canal de comunicação com a massa,  conscientes disso, algumas emissoras exercem importante papel social, citando em seus programas e novelas, problemas sociais cotidianos diversos, um deles, a acessibilidade dos deficientes físicos.
Para um cadeirante é quase impossível sair de casa, mesmo vivendo em algum grande centro urbano, o deficiente depara-se com calçadas quebradas e sem rampas.
As coisas estão gradativamente melhorando, que os governantes abram os olhos, porque os deficientes físicos pagam impostos, mesmo tendo muitas isenções, votam e nós não somos poucos.


Abraço a todos!

sábado, 19 de novembro de 2011

Brasil em Destaque.


         Na foto acima, o atleta Yohansson, conquista o ouro e bate o recorde mundial nos 200m T46.

O Brasil ocupa a liderança absoluta com folgada distâcia do 2° lugar, os  EUA,  no quadro de medalhas na edição dos jogos Parapan americanos, Guadalajara 2011.
O judô é o último esporte a estrear neste Parapan, e já começa com o astro Antônio Tenório buscando o bicampeonato na categoria até 100 kg, ouro no Rio 2007, Tenório também foi campeão em quatro Paraolimpíadas: Atlanta 96, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.
Há ainda a disputa do halterofilismo, com peso leve feminino e médio masculino.
Na disputa do vôlei sentado, a Seleção Brasileira entra em quadra contra os Estados Unidos para defender o título e também garantir a única vaga da modalidade nas Paraolimpíadas de Londres 2012. A partida é uma reedição da final do Parapan do Rio 2007, em que o Brasil se consagrou campeão.
Parabéns,  aos atletas, não só pelas medalhas, mas pela vitória de suas superações e o espírito de competição.
Grande abraço.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CORDE.




Em 2009, a então Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) foi elevada a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD).
Isso aconteceu em 26 de junho de 2009 pela Lei 11.958 e Decreto 6.980, de 13 de outubro de 2009, sendo a Subsecretaria o órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) responsável pela articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.
A Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) também tem como sua atribuição coordenar e supervisionar o Programa Nacional de Acessibilidade e o Programa de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esses programas pretendem estimular todos os setores, públicos e privados, para que as políticas e programas contemplem a promoção, a proteção e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Outra competência da SNPD é desenvolver articulações com instituições governamentais, não-governamentais e com as associações representativas de pessoas com deficiência, visando à implementação da política de promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência; o estímulo à implantação de desenho universal e tecnologia assistiva requeridas pelas pessoas com deficiência na pesquisa e no desenvolvimento de produtos, serviços, equipamentos e instalações é função essencial da Subsecretaria.
No âmbito internacional, cabe à Subsecretaria colaborar com as iniciativas de projetos e acordos de cooperação com organismos internacionais no que tange à área da deficiência.
Grande abraço a todos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jogos Parapan americanos - Guadalajara 2011.


O esporte é mais um vetor de inclusão social, onde o indivíduo deficiente vive a experiência da competição e expressa suas superações.
O Brasil tem conseguido destaque nas últimas edições dos Jogos Paraolímpicos e Parapan americanos. O país estreou em 1976 em Olimpíadas e conquistou sua primeira medalha na edição seguinte. Em 2008, pela primeira vez encerrou uma edição entre os dez primeiros no quadro de medalhas, ficando em nono lugar com 47 medalhas.
Os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias e os corredores Lucas Prado, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina são alguns dos destaques de atletas paraesportivos do país.
O Brasil está fazendo bonito em várias modalidades na edição dos jogos Parapan americanos 2011, Guadalajara, México, na foto acima os rapazes da natação conquistaram medalha de ouro.
Estou acompanhando o quadro de medalhas e as competições na seção de esportes do www.terra.com.br
Grande abraço a todos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Lute para que sejam exercidos os seus direitos


A pessoa com deficiência, na qualidade de cidadã brasileira, tem direito a uma vida digna, exercendo de forma plena sua cidadania.
Desse modo, sempre que for tratado de forma discriminatória, lute por seus direitos. Isso significa viver em democracia.
Se você for constrangido, não reaja, a primeira ação a ser tomada é procurar testemunhas e ir a
uma delegacia de polícia registrar queixa.
Na luta pela efetividade de seus direitos, as pessoas com deficiência podem contar com o escritório de advocacia do IBDD, (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), que atua na garantia dos direitos específicos do segmento, com as defensorias públicas e com os núcleos de assistência jurídica da OAB, em cada estado brasileiro.
Visite também a página do IBDD.

Abraço a todos!

sábado, 12 de novembro de 2011

Denúncia - Descumprimento de norma da ABNT na Construção de Passarelas.


Todo mundo sabe que a TransCarioca – o corredor expresso para ônibus, ligando a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim – promete mudar a cara da cidade. Um dos quatro BRTs (Bus Rapid Transit) a serem implantados no Rio até a Olimpíada de 2016, a TransCarioca é o que há de mais moderno no mundo, em se tratando de transporte integrado de massa, e foi inventado aqui mesmo, no Paraná, pelo arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, no final dos anos 80.
O que ninguém sabe é que a Prefeitura do Rio de Janeiro está perdendo uma grande oportunidade de fazer uma obra exemplar, acessível a todos. E pelo que se pode ver na primeira estação construída, das 45 previstas nos 39 quilômetros de extensão entre o Cebolão e o Aeroporto do Galeão, ela não será para todos.
As pessoas com deficiência terão dificuldade para chegar às estações, neste caso os cadeirantes não parecem ser pagadores de impostos...
“As rampas estão com inclinação acentuada, dificultando o acesso para qualquer pessoa”, denuncia a arquiteta Angela Werneck, especializada em acessibilidade. Segundo ela, a rampa construída na primeira estação da TransCarioca está fora do padrão que determina a NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e é praticamente inacessível para um cadeirante que conduza sua própria cadeira...
De acordo com Angela Werneck – uma das responsáveis pelo projeto de acessibilidade do Metrô do Rio - não é só a rampa de acesso à estação do BRT que está fora do padrão. “As rampas nas calçadas no entorno da estação também estão com inclinação e projeto fora do que dita a NBR 9050, não sendo acessíveis a todos”, diz a arquiteta. A sinalização para cegos e surdos também é condenada pela arquiteta.
 “A sinalização está implantada erroneamente”, afirma Angela Werneck, atribuindo os equívocos ao desconhecimento dos profissionais que elaboraram o projeto.
“É um flagrante desrespeito às normas que vêm contemplada na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”, acusa. E cobra responsabilidade: “a lei penaliza os arquitetos que não cumprem a NBR 9050”, muito bem lembrado pela arquiteta Angela Werneck, e que os orgãos competentes façam cumprir a norma da ABNT, nas futuras instalações e concertando o erro já cometido.
Não é possível que depois de tanta discução em torno da questão, acessibilidade, um equívoco sério como este aconteça,
Abraço a todos.

Tipos e Definições de Deficiências Motoras.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Isenção de Impostos na Compra de Veículo 0 km.



Pessoas com deficiência física, visual, intelectual severa ou profunda e autistas, ainda que menores de idade, poderão adquirir, diretamente ou por intermédio de seu representante legal, automóvel de passageiros ou veículo de uso misto, de fabricação nacional, conforme Instrução Normativa da SRF
(Secretaria de Receita Federal) 607, de 5 de janeiro de 2006 e Lei Federal 8.989, de 24 de fevereiro de 1995 (modificada pela Lei 10.754, de 31 de outubro de 2003).
Esse benefício somente poderá ser utilizado uma vez a cada dois anos.
Com a isenção do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados, a redução do automóvel pode chegar a 30%., ficando desta forma mais acessível.
Moiores Informações:
Receita Federal
CAC — Centro de Atendimento ao Contribuinte.
Receita Fone: 146
Site: www.receita.fazenda.gov.br
Fonte:IBDD, www.ibdd.org.br
Grande abraço a todos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Reserva de Vagas no transporte Público


 As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo deverão reservar assentos preferenciais, devidamente sinalizados, para o uso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, idosos a partir de 65 anos, gestantes e pessoas com criança de colo, conforme as Leis Federais 10.048, de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000 (regulamentadas pelo Decreto 5.296, de 2de dezembro de 2004), a Lei Estadual 887, de 10 de setembro de 1985 e as Leis Municipais 317, de 12 de abril de e 1982 e 3.107, de 18 de setembro de 2000.
Se o assento que lhe é reservado estiver ocupado indevidamente, solicite que o lugar lhe seja cedido. Caso não seja atendido, peça ajuda ao motorista ou cobrador. Se ainda assim o assento não lhe for cedido, peça o contato de duas pessoas que tenham presenciado a situação para testemunharem em um possível processo judicial.

Grande abraço!
                                                                                                                                                                     

sábado, 5 de novembro de 2011

Símbolo Internacional de Acessibilidade.



O símbolo internacional de acesso, identifica  acessibilidade em edificações, do mobiliário, dos espaços, dos equipamentos urbanos, banheiros, áreas e vagas em estacionamento, área reservada a pessoa com deficiência e muitos outros lugares públicos, deve ser fixado em local visível ao público.
A representação do símbolo internacional de acesso consiste em pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C), estas referências correspondem a  códigos internacionais de cores....muito interessante.
Este símbolo pode, opcionalmente, ser representado em branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), conforme figura C. A figura deve estar sempre voltada para o lado direito. Nenhuma modificação, estilização ou adição pode  ser feita a este símbolo.
Grande abraço a todos.