terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Saúde, Paz e Felicidades! Feliz 2014!


O ano de 2013, que se encerra hoje, daqui a poucas horas, foi um ano de realizações, produtivo e de conquistas.
Conquista de mais saúde, meu principal objetivo, restabelecer-me, meus exames perfeitos, ganhei mais força, consequentemente mais mobilidade física.
Logo, 2013 é um ano para agradecer a Deus por tudo, ter tido força para atravessar eventuais problemas, que eu não tive.
Quero a agradecer ao meu médico, Marcelo Ribeiro Schirmer, a neurologista que me trata, Elisa Velloso, a minha fisioterapeuta, Rackel Monte, que com empenho e dedicação, esta me deixando novamente no prumo!
Também quero agradecer aos queridos leitores, que visitam e curtem o meu trabalho, que é o pilar da minha vida.
Agradecer aos meus queridos amigos, que participam e também fazem parte da minha vida.
Sintam-se todos abraçados, com um forte abraço!
Que 2014, sejam novas felicidades e muita, mas muita saúde para todos nós!
Grande beijo!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O trabalho pioneiro de Nise da Silveira é o que chamamos hoje de Arteterapia





O trabalho pioneiro da médica Nise da Silveira, é o que chamamos hoje de arteterapia.
A médica em 1946 optou em tratar pacientes esquizofrênicos em um atelie, fazendo desenhos, esculturas e pinturas, ao invés de forte medicação ou eletro choque, muito comum na época.
Interessante esse vídeo, do trabalho desenvolvido pela médica Nise da Silveira foi criado o museu de imagens do inconsciente-RJ.
Grande abraço!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!


Queridos leitores, visitantes e amigos, quero desejar-lhes feliz Natal!
Que todos tenham uma bela noite de paz, reflexão e confraternização, celebrando o nascimento de Cristo, data reconhecida e celebrada mundialmente, independente da religião.
Data que o comercio também festeja, com a compulsão das pessoas em comprar e comprar, muitas vezes coisas até desnecessárias.
Na compulsão de comprar, perde-se o verdadeiro espírito natalino, a essência da simples confraternização, o encontro da família.
Grande abraço a todos!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Museu de Imagens do Inconsciente - RJ


O museu de imagens do inconsciente teve origem no atelie  de terapia ocupacional em 1946, do centro psiquiátrico Pedro II, pela médica psiquiátrica Nise da Silveira, onde revolucionou o tratamento da psiquiatria no Brasil.
A médica que não concordava com os tratamentos tradicionais dos anos 40, onde os pacientes eram tratados com eletrochoque e forte medicação, optou pelo tratamento através da arte, onde os pacientes através da livre expressão, expunham suas dores, alegrias, vivência de suas próprias vidas.
Obtendo ótimos resultados terapêuticos e com uma enorme produção de pinturas, desenhos e esculturas, o museu foi criado formalmente em 1952.
A arte reabilita, possibilita uma visão ampla do espaço e encontra um ponto de equilíbrio, um foco na imensidão do macro.
Endereço: Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ
Telefone:(21) 3111-7471

Grande abraço a todos!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Grupo de Debates



Quando tive a ideia de criar o grupo, foi com a intenção da troca de experiências, buscando interação entre os participantes do grupo, também divulgando trabalhos realizados pelos membros.
Divulgando trabalhos, a informação chega a mais pessoas, tais informações com certeza será útil para algum participante.
Sendo um trabalho de desenvolvimento social, em benefício do bem coletivo, todos estão convidados a participar, como um canal, o grupo não é meu, é de todos, composto por deficientes físicos, artistas, educadores,  profissionais de saúde e de todos que querem que pessoas com alguma limitação possa
exercer a plenitude da cidadania.
Visite, conheça e se quiser, participe.




Sejam bem vindos!
Donantonio de la Mano - APAES

Grande abraço a todos!

sábado, 14 de dezembro de 2013

Rede Sarah de Reabilitação - Projeto 5D Dimensão Metacognitiva


O Projeto Quinta Dimensão foi desenvolvido originalmente pelo Laboratório de Cognição Humana Comparada da Universidade da Califórnia.
Em parceria de cooperação internacional, Rede Sarah - Universidade da Califórnia, o projeto foi adaptado pela Rede Sarah, como um programa de reabilitação neuropsicológica para crianças e adolescentes com lesão cerebral.

Grande abraço!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Blog do PRI - ANDEF



A ANDEF - Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos é a maior instituição de pessoas com deficiência da América Latina, em espaço físico e pela qualidade nos tratamentos.
A instituição têm diversos projetos visando a plenitude da cidadania da pessoa com deficiência, um deles é o PRI - Programa de Reabilitação Integrada, têm como pilares a reabilitação, a educação e o esporte.
O Programa tem um blog, onde expõe com detalhes o conteúdo do PRI.
Visitem http://priandef.blogspot.com.br/
Grande abraço!

10 anos CIAD - Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência - RJ


Começou hoje a comemoração de 10 anos da criação do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD - Mestre Candeia), os eventos aconteceram até a próxima quinta-feira (12/12).
Durante o evento, os diversos órgãos que funcionam no CIAD vão promover palestras e atividades culturais. Além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Comdef-Rio - que vai realizar uma reunião ampliada sobre prevenções e riscos associados a cegueira, amputação e surdez. Confira outras informações e a programação completa no site:www.rio.rj.gov.br/web/smpd/exibeconteudo?id=4497663
Grande abraço!

domingo, 8 de dezembro de 2013

PRI - Programa de Reabilitação Integrada, realizado pela ANDEF



A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos - ANDEF, está sempre buscando diversificar e garantir a cidadania da pessoa com deficiência física.
A ANDEF focando a garantia de direitos e a inclusão do deficiente, conta com o Programa de Reabilitação Integrada (PRI), onde oferece três caminhos para a inclusão, a reabilitação física, a educação e o paradesporto, já que a ANDEF possui um dos maiores centros de treinamentos paraolímpicos do mundo.
O objetivo do programa é a inclusão do deficiente através desses 3 pilares, reabilitação/educação/esporte.
Maiores informações e detalhes, visite www.andef.org.br/saude/pri.php

Grande abraço!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Plasticidade Cerebral - Neuróbica


Assim como todo o corpo envelhece, a partir dos 40 anos se perde massa muscular, o cérebro também envelhece, musculação e exercícios para o corpo e ginástica para o cérebro, da-se o nome de neuróbica.
A neuróbica consiste em simples exercícios, aguçando os sentidos, como tomar banho com os olhos fechados, também com os olhos fechados, sentir fragrâncias variadas, caminhar de costas ou comer uma coisa salgada, amarga, azeda ou variando, como comer chocolate e depois chupar um limão.
Esses simples exercícios possibilitam a plasticidade cerebral, criando novos neurônios, mantendo o cérebro saudável e restabelecendo novas conexões perdidas por algum motivo.

Grande abraço a todos!

sábado, 23 de novembro de 2013

Possibilidade de Defesa


Dando sequência a postagem anterior, sobre o Disfisen, o método de auto defesa desenvolvido para deficientes físicos, onde possibilita a defesa de pessoas que transmitem a imagem de indefesas.
Eu posso estar errado, mas deficientes físicos para mim transmitem fragilidade, sendo alvo fácil para assaltantes.
Normalmente não se deve reagir, mas eu só não reajo com revolver...
Eu quando estou a pé, particularmente não uso mais nada de valor, que chame atenção, melhor relógios descartáveis e alguma jóia só de carro.
Eu não sou burro, sou deficiente físico, nascido e criado na violenta cidade do Rio de Janeiro.
Grande abraço!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Disfisen - Método de Defesa Pessoal para Deficientes Físicos.


Disfisen é o primeiro sistema do mundo de defesa pessoal, totalmente adaptado para pessoas com deficiências físicas ou sensoriais. O método foi criado e patenteado pelo espanhol Pedro Vera, instrutor de artes marciais e sexto Dan na disciplina Yawara-Jitsu.
A proposta do sistema é adaptado a limitação de cada um, explorando as suas próprias potencialidades.
Pedro Vera desenvolveu o sistema depois que sofreu uma trombose cerebral, onde depois de testar e obter melhora, começou a dar aulas.
O sistema de defesa pessoal é um esporte, como todos os esportes, a luta também restabelece novas conexões neurais, possibilitando assim a plasticidade cerebral.
Vou fazer outras postagens sobre esse assunto, tão interessante.

Grande abraço a todos

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

APAE - Ipanema - MG





A (APAE) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais,  Ipanema - MG, é uma entidade filantrópica, de caráter educacional, assistencial e cultural que busca a promoção e inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.
A APAE - Ipanema assim como as outras Apaes, compõe o movimento Apaeano, que é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições públicas e privadas, formando uma grande parceria.
APAE Ipanema no Facebook:www.facebook.com/apae.ipanema?fref=ts



Grande abraço a todos!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Núcleo de Informações sobre Deficiências - RJ


NID -  Núcleo de Informações sobre Deficiências criado em parceria com o Governo Federal, através da Coordenadoria Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência/CORDE, o responsável pela coleta, tratamento e divulgação de informação sobre deficiências em âmbito do Estado e Municípios do Rio de Janeiro. A partir do NID, qualquer pessoa, presencialmente ou virtualmente, poderão obter informações sobre as ações e serviços que compõem a Rede de Proteção voltada para as pessoas com deficiência.

Grande abraço a todos!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos

A ANDEF, Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos está localizada na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro, a sede da instituição tem área construída de 26.000 m2.
A associação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, sua fundação data de 1981, com o propósito de desenvolver ações de garantia e promoção de direitos das pessoas portadoras de deficiência física.
A Associação trabalha com inclusão através do esporte, dispõe de um departamento jurídico, entre outros benefícios ao deficiente e seus familiares.
Visitem o site da instituição www.andef.org.br
Endereço: Estrada Velha de Maricá, 4830 - Rio do Ouro - Niterói (RJ)
Telefone: (21) 3262-0050
E-mail: andefass@terra.com.br
Grande abraço.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Tecnologia em Benefício do Deficiente Físico.


Pai usa impressora 3D para construir prótese de mão para o filho.
Você já deve estar cansado de ouvir falar das impressoras 3D. Afinal, elas estão imprimindo de tudo por aí – de casas a órgãos do corpo humano. O fato é que você vai ouvir cada vez mais histórias de usos bacanas dessa tecnologia, como o caso do garoto Leon McCarthy, de Marblehead, Massachusetts (EUA).
Via Jornal Inclusão Brasil.
http://portalinclusao.com/noticia/11-11-2013+pai-usa-impressora-3d-para-construir-protese-de-mao-para-o-filho
Achei essa matéria muito interessante, pois informa que a tecnologia de ponta, que são as impressoras 3D, estão sendo usadas também em benefício do deficiente físico na confecção de próteses.
Grande abraço!

domingo, 10 de novembro de 2013

Luz do Conhecimento - Cartilha IBDD dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Pessoas com ou sem deficiência, qualquer pessoa, só podem sair da escuridão através da informação, do conhecimento de seus direitos e deveres, desta forma se consegue a plenitude da cidadania.
Logo que fiquei deficiente, comecei a ter problemas dentro do hospital, eu não andava, inerte na cama, o hospital não permitia acompanhantes, ter acompanhantes é direito assegurado em lei, com exceção do paciente estar em UTI ou ordem restrita do médico. Eu desconhecia a lei, nesse hospital tinha um armário embutido bem largo, pedi para minha mãe entrar e se esconder, eu dizia, cuidado, se você se prender, não tenho como eu levantar para te soltar... e como riamos e hoje também dou muitas risadas.
Mas sobre o conhecimento de direitos da pessoa com deficiência, meu primeiro contato foi a cartilha elaborada pelo IBDD - Instituto Brasileiro de Direitos da Pessoa com Deficiência, compacta e concisa, há leis e interesses do deficiente, você encontra desde isenção de IPTU ou como proceder no caso de uma agressão, é uma grande ferramenta para o conhecimento dos direitos da pessoa com deficiência.
Leiam mais informações do IBDD.
Acessem a cartilha.

Grande abraço!

sábado, 9 de novembro de 2013

APADEM - Volta Redonda - RJ


A Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais, APADEM, é uma entidade em Volta Redonda, RJ, que tem como principal objetivo colaborar na assistência e formação de deficientes com transtorno do espectro autista, apoiar suas famílias e promover a integração entre o poder público, a comunidade e a escola.
Visitem a página da instituição para maiores informações www.apadem.com.br

Grande abraço a todos!

sábado, 2 de novembro de 2013

Matéria de capa do IBDD, cadeiras de rodas são reprovadas pelo Inmetro e não possuem registro da ANVISA


"As cadeiras de rodas não apresentam o mínimo de qualidade, a ANVISA não fiscaliza, e o SUS também não atua adequadamente, adotando uma padronização simplista das cadeiras que distribui. Esta situação simboliza o desrespeito com que a pessoa com deficiência é tratada em nosso país”, afirma Teresa Costa d’Amaral, superintendente do IBDD.
Cadeiras de rodas fazem parte do direito à saúde das pessoas com deficiência e são, sem dúvida, essenciais para sua qualidade de vida e inclusão na sociedade. São equipamentos que, embora industrializados, devem ser montados com as características do usuário que as comprou ou vai recebê-las. Além disso, cada deficiência, dependendo da perda de funcionalidade correspondente, necessita de um modelo adequado às suas especificidades. A cadeira de rodas torna-se uma extensão do corpo da pessoa com deficiência e concretiza seu direito de ir e vir.
No Brasil, nenhuma dessas premissas é levada em conta. O Programa de Análise de Produtos do Inmetro, conforme reportagem exibida na TV Globo, no último dia 20, realizou teste de funcionamento em oito marcas de cadeiras de rodas e nenhum modelo foi aprovado. “O cenário é preocupante no sentido de que as cadeiras, que deveriam ser a extensão do cadeirante ou de quem delas faz uso, não oferecem a segurança necessária, prejudicando assim a autonomia do indivíduo e a sua sociabilidade”, analisa Paulo Coscarelli, da Diretoria de Avaliação de Conformidade do Inmetro.
O resultado é ainda mais alarmante ao verificarmos que todas as marcas cometeram, para além dos aspectos de segurança do usuário, infrações junto à agência regulamentadora. Na análise foi constatado que parte delas sequer possuía registro na ANVISA, outras não indicavam o registro na embalagem ou ainda possuíam número de registro vinculado erradamente ao modelo avaliado. Resultado do descaso das autoridades competentes, em todos os casos os produtos estão sendo comercializados no mercado nacional de forma irregular.
“Informamos que o próximo passo será o encaminhamento à área de Inspeção da ANVISA para adoção das medidas pertinentes frente às irregularidades sanitárias. Tendo em vista os problemas encontrados e, considerando nossos contatos anteriores, propomos que sejam adotadas medidas, não só alcançando os fabricantes envolvidos, mas também os demais fabricantes desta categoria de produtos, nacionais e importados”, declarou a agência sobre o assunto.
Os modelos submetidos ao teste do INMETRO foram analisados em seis tipos de ensaios: estabilidade; características de percurso; resistência do apoio para pés; resistência das bengalas manípulos; simulação do uso cotidiano e fadiga de freios de estacionamento. 100% das amostras apresentaram algum tipo de não conformidade com as normas. “Quem vai exigir o cumprimento das normas técnicas? Quem vai garantir a segurança da pessoa com deficiência?”, questiona o sociólogo do IBDD, João Carlos Farias, cadeirante há 30 anos.

Grande abraço a todos!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Estações de Trens de Superfície da Cidade do Rio de Janeiro são completamente Inacessíveis


Estive a poucos dias fazendo um passeio, onde percorri diversas estações de trens de superfície, tal linha atende a bairros da periferia da cidade do Rio de Janeiro.
Constatei que nenhuma estação é acessível ao cadeirante, não há rampas, se existe alguma, chega até a metade do caminho, uma vergonha.Na estação do Méier tem escada rolante, por acaso um cadeirante pode fazer uso de escada rolante?
As estações são velhas, projetos arquitetônicos antigos, que não atendem a sociedade que anseia por mudanças, onde a pessoa com deficiência luta e conquista seu espaço, seus direitos.
Conversei com um funcionário da Supervia, empresa que administra os trens, ele me disse que é um problema enorme um cadeirante conseguir embarcar, isso se ele conseguir chegar além da calçada...
As estações de trens da cidade do Rio de Janeiro, não garantem o direito assegurado na Constituição, o direito de ir e vir.
Grande abraço a todos!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pessoas com mobilidade reduzida devem ter controle alimentar?


Estar acima do peso não faz bem para ninguém, mas para quem tem mobilidade reduzida pode ser um grande problema.
Na minha marcha eu não tenho a distribuição igual de força nas pernas, ai vivo o problema de sentir dores na coluna quando estou acima do peso.
Acredito que eu não seja o único a ter esse problema por aumento de peso, pessoas com mobilidade reduzida gastam menos energia, pelo fato de caminharem menos, logo têm tendencia a engordar.
Ter boa alimentação, comer frutas e legumes eu já faço, o problema é controlar das besteiras, como pão, chocolates, refrigerantes, biscoitos(o bom é aquele que tem o recheio graxoso de chocolate!).
Espero uma dieta de um nutricionista leitor ou amigo para eu postar.
Pois é...essa postagem me deu vontade de comer um sanduíche!
Grande abraço a todos!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Espetáculo Corpo Sobre Tela - SP


Nesse espetáculo inédito de dança contemporânea inspirado na vida e obra do pintor Francis Bacon, o coreógrafo e dançarino Marcos Abranches faz um solo com muitas cores e expressões repletas de simbologia, possibilitando a sociabilização, a interação, a autonomia do deficiente.
Um mixe das artes, a dança e a pintura, a interação com cores no gestual do corpo, muito bacana e interessante, duas artes aliadas na inclusão, vale muito a pena conferir!
Nos dias 17 e 18 de Outubro, maiores informações, acesse www.maissentidos.org.br/e_corposobretela.php
Parabéns Marcos Abranches, sucesso!
Grande abraço a todos!

domingo, 6 de outubro de 2013

Necessitando de ajuda...muito obrigado!



Depois do grave problema de saúde que tive em 2008, que foi um grande Tsunami, quase apagou a minha vida, fiquei com graves sequelas que tento equacionar, problemas que eu já tinha, só agravaram, como não gostar de altura...
Atualmente vivo um grande problema, atravessar ruas largas, todos caminham mais rápido, penso que o sinal vai abrir e eu estarei no meio da rua, entro em pânico, é isso, pânico, minha perna esquerda trava, meu lado esquerdo todo trava...
Conversei com uma psicologa sobre o assunto, tirei uma grande dúvida, pegar ou não a muleta que já tinha largado em Janeiro de 2012, isso também questionado junto com minha fisioterapeuta...retornar a fazer uso da muleta seria retrocesso, retroceder nesse caso não seria um avanço...
Eu já sabia que o problema era insegurança, mas a muleta não daria a segurança que eu buscava, tenho que desfazer as muletas criadas na minha cabeça...
A psicologa me disse que de certa forma isso é natural, porque tive perda de equilíbrio, fora do eixo, com comprometimento da marcha...
Outro dia tive que atravessar a Av. Rio Branco, uma larga avenida aqui no centro da cidade do Rio de Janeiro, minha perna travava, e eu não conseguia atravessar...pensei, vou pegar um táxi para atravessar...descobri que não é permitida a parada de táxi no lado direito...justo onde eu estava!
Surtei! quase tirei a calça pela cabeça..
Pensei, vou ter que pedir a ajuda de alguém, porque tem esse detalhe, com alguém ao lado, eu atravesso muna boa!
Respirei fundo, olhei para o lado, não exitei e pedi a ajuda de um rapaz, por sinal ele foi muito simpático.
Quero agradecer a ajuda, simples e pequenos atos fazem diferença, podem ter grande valia, sempre pensei assim, antes de ter problemas neurológicos eu também ajudava, percebemos que nosso povo é solidário, povo que esta sempre em brasa!
Belo Domingo!
Grande abraço a todos!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Primavera! Flores II Orquídeas Outubro de 2012

F32F30F31F29F28
F27F26F25F24F23
F21F20F19F18F17
F15F14F13F12F11
Bom dia!
Primavera, a estação das flores, da renovação da vida!
Grande abraço!

sábado, 21 de setembro de 2013

Apae Cascavel - PR


A Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel - PR, é uma entidade filantrópica, de caráter educacional, assistencial e cultural, que busca a promoção social das pessoas com deficiência intelectual, a escola teve origem em 1971.
A unidade assim como as outras Apaes, compõe o movimento Apaeano, que é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras - públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.
Maiores informações, visitem o site www.cascavel.apaebrasil.org.br/




Grande abraço a todos!

domingo, 15 de setembro de 2013

Fractais 2 - Novembro 2012






Fractais 2 Novembro 2012, um álbum no Flickr.
Álbum com 22 imagens.
Sejam bem vindos!
Grande abraço.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jornal Conviva


O Jornal Conviva com edição da ADEVA - Associação de Deficientes Visuais e Amigos - SP, com mais de 15 anos, é o primeiro no Brasil com conteúdo de notícias e interesses voltados ao deficiente visual, sua tiragem é em tinta e em Braille.
O Jornal Conviva é distribuído gratuitamente, tem como responsável o jornalista  Rafael Brandimarti e os colaboradores, Ivan de Oliveira Freitas, Laercio Sant'Anna, Liane Constantino, entre outros.

Grande abraço a todos!